O sucesso escolar do aluno começa em casa. Os pais são os educadores primários e primeiros dos seus filhos e eles conseguem incrementar melhor o desenvolvimento de novas habilidades quando têm competências educativas seguras. É no ambiente familiar que estão as raízes, as motivações escolares, é lá que se constrói o desejo de ler, de escrever, de contar, de falar, de amar.
Na família desenvolve-se um conjunto de interacções entre pais e filhos e entre o próprio casal, revestindo-se estas relações mútuas de grande importância na consolidação do equilíbrio emocional da criança e, consequentemente, no seu desenvolvimento pessoal. A falta de afectividade e os conflitos constantes no seio familiar condicionam negativamente o seu sucesso escolar.
Muitas crianças vivenciam diariamente situações de grande stress familiar que ocupam o seu imaginário, tiram a sua concentração, fazerndo que que se sintam incapapazes, dado que o receio da violência que vão encontrar ao fim do dia os impede a assumir frequentemente comportamentos desviantes que lhes dêem a sensação de valentia e desafiem a realidade que não conseguem contornar.
Sem comentários:
Enviar um comentário